sexta-feira, 23 de maio de 2008

FIRMES NA OBRA DO SENHOR

O escritor da Epístola aos Hebreus, no seu capítulo 10, verso 19, inicia um assunto exuberante, falando do novo e vivo caminho que Cristo nos abriu com a Sua morte na cruz. Depois de nos introduzir num ambiente quase celestial, ele adverte: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns…" (10.25).
A expressão "abandonar", sugere as seguintes idéias:
1. "Deixar de freqüentar". Já naqueles dias apostólicos, muitos crentes deixavam de freqüentar suas congregações por qualquer motivo. O autor sacro estava advertindo os crentes daqueles dias para o perigo dessa atitude. E é o que acontece hoje. Apesar das boas freqüências nos nossos cultos, muitos membros arrolados na Igreja têm estado ausentes. Que está acontecendo com estes irmãos?
2. "Deixar para trás". A idéia é de ir em frente após outros interesses e não dar prioridade às nossas reuniões congregacionais. Realmente tem sido muito fácil à muitos crentes, por qualquer motivo, deixar de vir à Igreja. É preciso ler, reler e praticar Mateus 6:33 “Buscai o Reino de Deus em primeiro lugar...”
3. "Desertar". Isto é, abandonar em detrimento de outra congregação. Isto tem sido feito, em alguns casos, em sentido temporário; em outros, em sentido definitivo. Temos visto nestes dias, o arrependimento de alguns crentes de denominações chamadas "tradicionais", que deixaram suas congregações e foram atrás de novos movimentos que chegaram de repente. E agora sentem-se ludibriados, pois descobriram que tudo não passa de exploração de certos líderes gananciosos (2 Pd. 2.1-3).
Outros, não querem abandonar a nossa doutrina, mas gostam de reuniões mais balançadas, e sabemos que vez por outra andam freqüentando certas igrejas às quais não teriam coragem de pertencer.
Se estudarmos a Epístola aos Hebreus no seu contexto, vamos notar que em 5.11-14, o escritor fala que os seus leitores, os crentes a quem ele dirigia esta mensagem, já deveriam ser mestres no conhecimento, mas ainda estavam se alimentando de leite, porque ainda estavam nos primeiros rudimentos da doutrina.
Aquela, portanto, era uma comunidade fraca, imatura, por isso deixava a sua congregação.
FALTA DE ENSINO SÓLIDO E DE MENSAGEM, GARANTO QUE NÃO É! Temos ministrado. No entanto, se no dia das Ministrações as pessoas que mais precisam ouvir faltam, vão continuar raquíticas na fé. PARABÉNS AOS QUE TEM SIDO FIÉIS E VAMOS NOS UNIR PARA QUE TODOS OS MEMBROS ATINJAM O MESMO PATAMAR DE MATURIDADE. Este é um de nossos desafios.

Pastor Ednaldo Breves e Família

Nenhum comentário: