segunda-feira, 7 de junho de 2010

Perdoar os outros

"Perdoar os outros" é o coração da cura. Perdão é o elemento-chave dos relacionamentos na Bíblia.
Nós sempre colocamos bastante ênfase em sermos perdoados, pelo Senhor, dos nossos pecados. Certamente, isso é de suprema importância. Mas o Senhor Jesus falou mais frequ¨entemente sobre nós perdoarmos aqueles que nos ofendem. O Senhor Jesus coloca tal ênfase nisso, que chega até a chocar. E se nós vamos ser seus discípulos, o Senhor Jesus não deixará nenhuma outra alternativa ou opção.
Pense em algumas passagens das Escrituras. Em Mateus 6, na oração do Pai Nosso, o versículo 12 diz: "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores". O Senhor Jesus relata várias coisas sobre as quais nós devemos orar. A única parte da oração que Ele faz um comentário adicional é sobre esse aspecto do perdão. Nos versículos 14 e 15, Ele diz: "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celeste vos perdoará, mas se vós não perdoardes, tampouco vosso Pai Celeste vos perdoará". Em Marcos 11.25, "quando estiveres orando, se tiveres qualquer coisa contra teu irmão, perdoa-lhe, para que vosso Pai Celestial vos perdoe as vossas ofensas". Em Mateus 18.18-25, temos a famosa passagem em que Pedro faz aquela pergunta sobre perdoar. Pedro achou que ia dar uma de santinho, muito espiritual. Ele ia perdoar sete vezes. Que coisa boa! O Senhor Jesus falou 70 vezes 7. Essa não é uma fórmula matemática simplesmente: significa que você deve perdoar um número infinito de faltas. Então, o Senhor Jesus conta aquela conhecida parábola do servo que devia 10 mil talentos, que é uma quantidade enorme de dinheiro. Para se ter idéia desse valor, um talento equivale a 6 mil denários. O denário é o valor recebido por um dia de trabalho. Aquele mesmo servo, quando sai da presença do seu senhor, após ter sido perdoado, encontra com seu co-servo, que lhe devia apenas 100 denários. Ele não lhe perdoa, e a notícia chega no chefão, e aquele chefe, aquele senhor, fica muito irado, e então, repreende seu servo: "Você deveria ter perdoado seu co-servo". Aquele senhor coloca seu servo na prisão para ser atormentado, até que ele possa pagar todos os centavos da sua dívida.
Agora, se segure em sua cadeira, se apronte para ler Mateus 18.35. Abra sua Bíblia e sublinhe esse versículo. Você está pronto e preparado para ler esse versículo? Aperte seu cinto de segurança aí, senão você pode cair da sua cadeira. Versículo 35: "Assim também, meu pai Celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão". Esse versículo é um dos mais duros, dos mais difíceis, dos mais terríveis, que Jesus pronunciou no Novo Testamento. É assim que meu Pai Celeste vai tratar você se não perdoar, no seu íntimo, o seu irmão ou irmã. Você pode resumir todo o ensino do Senhor Jesus Cristo em um versículo - Lucas 6.37 que diz: "Perdoai e sereis perdoados". O Senhor Jesus torna bem claro que perdoar aqueles que nos feriram está diretamente relacionado com a questão do nosso perdão em direção a Deus. E quando você e eu não estivermos dispostos a perdoar o nosso próximo, nós destruímos a ponte sobre a qual o perdão de Deus vem a nós. Esse é um assunto extremamente importante para a cura das nossas emoções feridas, para o nosso desprender, desamarrar. Eu gostaria de examinar a questão de perdoar aos outros. Há muitos mal-entendidos sobre essa questão, até mesmo crentes não entendem exatamente como isso funciona. Ficam confusos, e o diabo vem e os derrota. Há aqueles crentes que se lançam no perdão rápido demais, de uma maneira superficial: "Oh, sim, já perdoei todo o mundo". E eles acham que estão sendo muito espirituais. Pode soar bem, mas não é assim que funciona. Vamos examinar a questão de perdoar aos outros com cuidado.

SEAMANDS, David A. Quando Perdoar É Necessário, São Paulo: Editora Cedro. p. 9-12.SEAMANDS, David A. Quando Perdoar É NecessárioSão Paulo: Editora Cedro. p. 9-12.

Nenhum comentário: