sexta-feira, 22 de outubro de 2021

A DECEPÇÃO COM AS PESSOAS QUE AMAMOS


INTRODUÇÃO:

"Só se decepciona quem tem ou pensa ter amigos (as), pois um dos inimigos gente já espera o mal, a gente como não dá as costas. Já dos amigos a gente nunca espera um ataque tão cruel, tão covarde. A gente compartilha segredos, fraquezas, limitações, debilidades, alegrias e vitorias. Desde o evento entre Deus e lúcifer a gente aprende que os maiores inimigos de uma pessoa são formados de pessoas que um dia foram seus melhores amigos. É por que isso dói tanto. " (Rev. Ednaldo Breves)

TEXTO:

"Então, lhes Jesus Disse: Esta noite, todos vos escandalizareis comigo, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia. "Mt 26,31-32

DESENVOLVIMENTO:


Perdoar não é uma tarefa fácil para o ser humano. No entanto, é mais difícil ainda perdoar alguém que amamos.

Toda decepção machuca, mas o desapontamento causado por um amigo, um irmão, um amor, nos machuca muito mais.

O rei Davi conheceu essa dor. Depois de passar por uma experiência de profunda desilusão escreveu: "Estremece-me no peito o Coração, terrores de morte me salteiam. Com efeito, não é Inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; Nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; mas és tu és, meu companheiro, meu amigo íntimo. Juntos andávamos, entretínhamos, juntos íamos com uma multidão à casa de Deus. "Sl 55.4,12,14

O coração decepcionado pode atirar-nos num estado de depressão e rancor, passando a abrigar profundas feridas e lembranças amargas. Com isso, torna-se difícil a nós confiarmos em alguém novamente.

Nos armamos contra tudo e contra todos.


Gostariamos de evitar os desapontamentos, mas não há como ser feliz sem confiar, e não há como confiar sem correr o risco da desilusão.
    Podemos tomar algumas precauções, é verdade, mas essas posições nunca proporcionarão uma garantia total contra a decepção. Assim, esta será sempre uma das possibilidades da Vida. Nunca iremos erradicá-la da face do planeta.

    Amar é abrir-se, é tornar-se acessível, é oferecer-se ao encontro, é ficar vulnerável É arriscar-se!

    "Não há nunca amor perfeito, sem tortura e sem cuidado". (Augusto Gil)

     A Maior Prova disso encontramos na vida do próprio Senhor Jesus.


    No entanto, Ele nos deixou a lição de que podemos superar uma decepção com os que amamos, Desde que a enfrentemos com confiança em Deus e com disposição de perdoar os nossos ofensores..
      CONCLUSÃO:


      Não deixe que coisas do passado tirem uma sua alegria de viver o presente.
      Deus, que é rico em perdoar, exorta-nos que perdoemos uns aos outros.
        Ilustração:
        - Por que eu deveria perdoar o meu ofensor? Perguntou um monge ao seu mestre. Ele agiu mal comigo!
        - É verdade, respondeu o Sábio.
        - Mas e tu, que fizestes mal, para que carregues contigo o peso de não perdoar ?

        Perdoar, é ser liberto, ser curado, é viver a vida cristã de maneira autêntica.

        Deus te abençoe.

        FONTE:
        Do livro: Cura Pela Palavra
        Notas do Pr. Elson Brum
        Introdução do Pr. Ednaldo Breves
          ==========================================================

          FUI DECEPCIONADO(A)! E AGORA?

          Ninguém está isento ou imune de enfrentar e lidar com a decepção em diferentes momentos da vida.

          Quando as coisas não acontecem ou se passam de acordo com os nossos planos, a primeira coisa que sentimos é a decepção. Isso é normal.

          Nada há de errado com este sentimento. Mas devemos saber o que fazer, ou isso se transformará em algo mais sério.

          Como alguém já disse: "Não podemos impedir que um pássaro pouse em nossa cabeça, mas podemos impedi-lo de fazer um ninho ali."

          Em Filipenses 3.13, lemos uma declaração do apóstolo Paulo: ...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão....

          É exatamente isso que devemos fazer quando ficamos decepcionados. Devemos abrir mão das causas da decepção e continuar a vida em direção ao que Deus tem para nós.

          Não é justo conosco mesmo engessar nossas vidas por causa dos outros. Bem sei que a decepção dói, mas não devemos cometer a tolice em descontar em nós mesmos, nos isolando, atraindo enfermidades... Tá amarrado, em nome de Jesus!!!

          Penso que, se somos íntegros, sinceros, honestos... e um pseudo-amigo nos trai, bola prá frente... Ele(a) é quem perdeu! Perdeu um(a) amigo(a) sincero(a). Ele(a) é que tem de se lamentar, não eu!

          Deus tem sempre coisas novas e melhores para as nossas vidas.

          Ele sempre tem algo fresco, mas parece que queremos nos agarrar ao velho. Parece que quando somos feridos, sempre queremos falar sobre suas decepções na vida, em vez de sobre seus sonhos e visões para o futuro.

          Faça um favor a você mesmo(a): Troque o disco! Pense e fale das coisas boas que Deus já fez em sua vida, ao invés de ficar ruminando algo que só vai te fazer mal!

          As misericórdias de Deus são novas todos os dias...As misericórdias do SENHOR não tem fim; renovam-se a casa manhã...(Lamentações 3.22-23).

          Cada dia é um novo começo, novinho em folha!

          Podemos abrir mão das decepções de ontem e dar a Deus uma chance de fazer alguma coisa maravilhosa para nós hoje.

          Você pode estar pensando: "Já fui decepcionado(a) tantas vezes que tenho medo de ter esperança"

          É exatamente nesse ponto de falta de esperança que o diabo quer que estejamos!

          No entanto, temos uma promessa de Deus, que aqueles que colocam a sua esperança Nele jamais serão decepcionados ou envergonhados. (Romanos5.5) .

          Isso não significa que jamais teremos uma experiência decepcionante.

          Isso significa que não precisamos viver e permanecer na decepção.

          Faça de Jesus o seu melhor amigo. Ele nunca vai te decepcionar. Muito pelo contrário, com Ele vamos ter forças para perdoar os que nos feriram, nos ferem e, certamente, nos ferirão.

          Com Jesus vivemos melhor e temos sempre resultados positivos em nossa vida emocional.

          Que Deus te abençoe e te dê a paz!

          Pr. Ednaldo Breves

          10 comentários:

          Anna disse...

          Estou passando por um momento de decepção muito grande com minha irmã, Pastor, e me identifiquei muito com esse post. A decepção é como fogo que queima o coração. E pior ainda é quando a pessoa continua a perfurar o coração. Já estou em deprê por isso, pq essa história levou muita gente junto. E não mais confio em família como antes, pois família era tudo na minha vida, e é nela q me arrasei em decepção. Uma após outra!

          maria aparecida disse...

          o ser humano é falho, mas o nosso desafio é perdoar o perdão sim vem de Deus não e fácil eu sei.Ao longo da caminhada aprendemos de tudo um pouco pessoas sempre foram complicadas mas Deus lhe confiou ser pastor de ovelhas e no meio delas sempre tem um lobo mal mas o lobo mal quem tira e Deus e as ovelhas lhe cabe apasentar e como pastor carinhosamente eu lhe dou parabens Deus abençoe seu ministerio.Sua ovelhinha cidinha

          sergio disse...

          sou o segundo filho de um casamento que foi um desastre total!
          meu pai se suicidou jogando o carro contra uma árvore e minha mãe resolveu orbitar em torno dos 4filhos....já tentei ajudá-la e desisti, ela é egoísta e mentirosa..
          vivia um vietnam diário, ouvindo palavras duras vindas de uma guerra constante entre meus pais
          hj sou um homem decepcionado com minha mãe a ponto de nao nos falarmos mais.
          já cheguei até a desejar a morte dela...........

          Anônimo disse...

          um moço bonito pediu para ficar comigo e eu fiquei d pois de um tempo juntos ele começo a fala que estava realmente apaixonado por mim e que estar comigo era o que ele mais queria entao ta voltei para a minha cidade e ele morando em minas gerais pouso alegre ele falo qee se eu tivesse gravida ele concerteza iria assumir entao hj eu estou gravida e ele ta quereno ficar com uma menina de 13 anos eu tenho 15 minha mae e muito ruim se ela saber que eu estou gravida ela me mata o que eu faço nao sei se ele vai assumir me ajudem o qee eu faço?

          PASTOR EDNALDO BREVES disse...

          Olá minha querida leitora, aqui vai algumas informações que creio são importantes para você:

          1º - Em hipótese nenhuma faça aborto. Isso vai deixar uma sequela física e emocional pelo resto de sua vida.

          2º - Errar é humano e você errou ao se entregar para a pessoa errada.


          3º - Converse com um conselheiro (Se você puder, procure um Pastor ou Pastora (Se tiver uma Igreja Metodista perto de sua casa, procure o pastor, que ele, certamente, vai ajudá-la neste momento delicado)

          4º - Por mais difícil que seja, converse com a sua mãe. Reconheça o seu equívoco e peça ajuda a Ela. Se ela ficar nervosa na hora, entenda, não discuta, deixe-a desabafar...

          5º - Peça perdão a Ela e toque a vida.

          Não sei a sua idade, não sei a sua situação, mas com certeza Deus vai ajudá-la a corrigir este erro sem cometer outros.

          Acima de tudo fica a experiência. Peça a Deus e ele vai preparar uma pessoa que te ama, vaoriza e respeita.

          Deus vai preparar um esposo bem legal para você e você, ele, e esta criança ainda vão ser muito felizes.

          Entrega o seu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará. (Salmo 37:5)

          Com carinho

          Pastor Ednaldo Breves

          Anônimo disse...

          sou apenas mais uma adolescente que se apaixonou pela pessoaoa errada , tenho 19. Pessoa pela qual confiei durante tres anos, tivemos uma relação familiar muito amorosa e aconxegante entre ambas as partes, eramos realmente uma grande familia, para minha mae ele era como um filho. E quando agente ama realmente ficamos segos....
          em fim...
          ele vinha me traindo a muito tempo, as pessoas me avisavam e eu n acreditava, ate que um dia peguei e ele n teve como mentir...
          e brigamos.......
          e depois me procurou pedindo pra voltar...
          perdoei....
          de repente recebo uma noticia que ele casou com a pessoa que ele me traia....
          levei um susto..
          muito decepcionada...
          e vivendo numa deprê que so Deus sabe...
          a pessoa que eu mais amava, que confiava, que dizia que me amava,que mesmo com ela pede pra eu nao o esquecer..
          da pra entender?
          e minha mae sofre tambem por me ver sofrer..
          mais a vida segue neh pastor?
          tenho fé que vou esquecer ele..
          e que Deus vai colok uma pessoa certa na hora certa no meu caminho.

          PASTOR EDNALDO BREVES disse...

          Na realidade Deus te deu um enorme livramento! Se ele fez o que você diz, na verdade ele se revelou, a máscara caiu e Deus não deixou você embarcar nesta canoa furada. Confia em Deus, não se precipite num novo relacionamento. Espere o tempo de Deus, pois Ele tem o melhor para tua vida. Leia Provérbios 19:14 que diz: Bens e propriedades podem ser herdados dos pais, mas a mulher ideal (homem ideal) VEM DE DEUS! Um abraço carinhoso! Pr. Ednaldo Breves

          Anônimo disse...

          não sei o que fazer!minha decepção foi com uma pessoa que realmente nunca imaginaria que um dia viesse a me decepcionar.Eu cresci sem meus pais, desde criança não sinto um carinho, um abraço bem apertado. sempre desejei ter um pai, uma mãe. durante minha juventude começei a confiar em alguem, ele era meu exemplo, nunca tinha amado uma pessoa antes como eu amei ele, ele era o pai que eu sempre quis ter. No entanto, a seu convite, fui morar com ele e sua familia, e desde então uma decepção antras da outra! tudo o que me dissera estava se contradisendo,suas palavras de arrogancia, ...ja tentei falar com ele, visando mudanças... Mas não foi tão bem assim, nada mudou e o tempo passou...hoje não consigo confiar em ninguem, não tenho amigos...sei que Deus pode me ajudar, mas sei tambem que não depende só de mim! se ele não mudar eu não consigo mudar, eu ate tento mudar, vo á igreja, tento fazer o meu melhor, só que em todas as vezes ele esta la no pulbito falando de Deus pra pessoas... Não sei o que fazer!!! sinceramente falando.

          Unknown disse...

          sei bem o que e isso, to passando por uma decepcao com minha mae meu pai faleceu e ela tem como dar uma casa pra cada filho morar mais ela nao fez isso.meus irmaos moram de alugel e minha mae com as casas vazias e abandonadas.eu sou a unica que estou dentro de uma das casas,por que sempre estive.e minha mae achou de colocar minha ex conhada que foi casada com meu irmao pra morar com ela encima da minha casa com os moveis e tudo eu imponbei nao deixei ela morar e meus irmaos ficaram revoltados ouve discucao e minha mae saiu de casa me cupando e dizendo que ta indo morar em outra casa que ela tem com minha ex conhada e ta me tachando para todos da familia que eu sou uma cobra estou sem sucego triste decepcionada eu so nao acho justo ela brigar uma pessoa que nao e seu sangue e fazer discaso com os filhos.

          Anônimo disse...

          minha mae tem 4 filhos todos nao tem casa os tres moram de alugel e eu sempre morei no imovel dela que fica embaixo da casa que minha mae mora.minha mae ficou viuva e o advogado dela orientou ela fazer o inventario quanto antes pra nao gerar impostos pra receita federal.ela a principio queria dividir tudo direitinho com os filhos depois de alguns meses minha ex conhada que foi casada com meu irmao comeca a dar palpite pra minha mae colocando na cabeca dela que so iria dar uma das 5 casas que ela tem pra dividir para os 4 filhos e que ficaria com os outros imoveis.alem disso minha mae faz questao que nossa ex conhada more com ela e troxe os moveis da minha ex conhada pra casa da minha mae quando eu vi isso impedir junto com meus irmaos gerando uma confusao minha mae agora me chinga de todos os nomes da face da terra.ela podia dar um imovel para cada filho e nao faz isso agora quer ajudar uma estranha estamos decepcionados.