domingo, 28 de dezembro de 2008

ÓTIMA LIÇÃO PARA O FINAL DE ANO

FECHADO PARA BALANÇO – TEMPO DE AVALIAÇÃO!!!

TEXTO: Gênesis 1:10, 12, 18, 21, 25, 31 e 2:18

INTRODUÇÃO:
O nosso amado Criador, logo no início de todas as coisas nos dá uma preciosa e importante lição de avaliação. O texto mostra um Deus zeloso, atento, centrado em sua obra, que ao final de cada empreitada pára e faz uma avaliação sincera de tudo que acabara de fazer. O interessante é que a avaliação de Deus é tão séria que no meio de tudo de bom que criara Ele detectou algo que considerou que “não era bom”, a saber: a solidão do homem. A grande lição desta avaliação negativa foi que tão logo o problema foi detectado, Deus tratou de consertar e mudar o rumo das coisas, criando a mulher que seria a solução do problema da solidão do homem.Antigamente era comum as lojas fecharem no final do ano para balanço. Um cartaz, geralmente de papelão e escrito com pincel atômico, era exibido nas grandes portas de aço das lojas com o seguinte aviso: “Fechado para Balanço”. Nesse período os funcionários se dedicavam a tarefa de contar as mercadorias para o inventário da empresa.
Hoje não é comum as lojas fecharem para essa tarefa. Com o advento da informática, essa atividade ficou mais fácil e pode ser realizada com as lojas abertas ao público em meio à correria e agitação do dia-a-dia.
Estamos terminando mais um ano. O término de cada ano é um momento excelente para se fazer um balanço geral da nossa vida.
Mas que este balanço seja feito à moda antiga e não nos moldes de hoje — em meio à correria e agitação do dia-a-dia. Dessa forma não será possível realizar um trabalho sério e profundo. Muitas coisas serão omitidas e esquecidas. Devemos cerrar as portas e colocar a placa “Fechado para Balanço”, a fim de fazermos um balanço bem apurado de nossa vida. Isto é, devemos parar com a correria e dedicar tempo à reflexão e à meditação sobre o modo como estamos tocando a vida. Muita gente não consegue lidar com essa situação porque se depara com situações que trazem um grande peso em suas consciências. Elas precisaram rever conceitos, pedir perdão de ofensas cometidas, encarar desgostos e reorganizar a vida nas áreas em que estão falhando. Mas é para isso mesmo que serve o balanço: fazer um levantamento de lucros e perdas.

DESENVOLVIMENTO: O que precisamos para um bom “balanço” (avaliação) de nossas vidas?

1. FICAR SOZINHO COM DEUS: No Sermão do Monte, ao falar sobre a intimidade que devemos cultivar com Deus, Jesus recomenda o seguinte: “Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa” (Mateus 6.6 – BLH). É desse tempo a sós com Deus que precisamos para fazermos um balanço de nossa vida, às portas fechadas.

2. FAÇA UMA AVALIAÇÃO SINCERA: Em que áreas você apresenta perdas? Trabalhe essas áreas diante de Deus. Abra seu coração para Deus e faça um balanço detalhado da sua situação. Reflita ainda no que você pode melhorar como pai. Como mãe. Como filho e filha. Não coloque condições para isso. Procure fazer a sua parte. A vida lhe será mais simples deste modo. Reflita no que você pode melhorar como empregado. Como estudante. Pense na sua condição de membro. O que você deve fazer para ser mais atuante e participativo na igreja.

3. ORE E FIRME O PROPÓSITO DE SER DIFERENTE NESSAS ÁREAS. Após esta decisão, pode ter certeza que você irá contabilizar muitos lucros para a sua vida espiritual. Jesus disse que você não ficará sem a devida recompensa. Nesse balanço de final de ano pense primordialmente na sua vida cristã. Em que você pode melhorar para andar em comunhão mais íntima com Deus. Este momento seria muito oportuno para pedir perdão de pecados que ainda não foram confessados. Quantos desses pecados atrapalham nossa carreira cristã. A Bíblia recomenda: “... deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hb 12.1).

4. REUNA A FAMÍLIA E AVALIE: Precisamos também fazer um balanço ao lado da família. Chame o seu cônjuge e faça um balanço da sua vida conjugal. Chame os filhos e faça um balanço da vida familiar. Reúna a família e faça um balanço sobre a convivência entre todos os componentes do seu lar. Reflita sobre a situação financeira. O que pode ser feito para o orçamento familiar não ficar no vermelho... Evite as dívidas e compre somente aquilo que suas condições financeiras permitirem. Procure ver onde acertaram, onde erraram (para não repetir o erro nos próximos nos); Vejam o que foi conquistado durante o ano e dêem graças a Deus. Assim você não ficará preso nas garras da cadeia que alimenta o capitalismo.

CONCLUSÃO:

Em muitas situações iremos constatar perdas ao invés de lucro:
· Poderíamos ter sido mais brandos em algumas situações.
· Faltou controle em outras. Desperdiçamos tempo com coisas que não edificaram a nossa vida.
· Não investimos tempo na oração e na leitura da Bíblia.
· Criamos situações que afastaram amigos e pessoas queridas devido à nossa intransigência.
· Comprometemos nosso testemunho cristão com mentiras.
· Apesar das possíveis constatações de alguns erros e equívocos, este tipo de balanço servirá para adotarmos uma postura mais espiritual diante dos desafios que enfrentamos.
· Para isso não faltará a ajuda de Deus para que superemos as perdas.

Considere o texto: “Do mesmo modo também o Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: Porque, segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos” (Romanos 8.26-27).

Nenhum comentário: