quinta-feira, 13 de maio de 2010

MOVIMENTO DE EVANGELIZAÇÃO DE CIGANOS



                                              CORUJA - Um dos símbolos ciganos

Presos a um sistema de crença milenar, conformados com a situação em que vivem e certos de que a sua crença básica garante salvação a todos, 15 missionários da Juvep fazem trabalho de evangelização com o povo cigano no município de Sousa (PB). Com muitas dificuldades e vistos com preconceito, o grupo que atua há dois meses quer implantar o evangelismo e coordenar o projeto ‘Mandala’, desenvolvido pelo Sebrae.

          São três comunidades ciganas, com aproximadamente mil membros liderados por ciganos-chefes. Existe certa rivalidade entre elas, sendo mais um dos muitos problemas enfrentados na comunidade alternativa.

           Tudo começou quando o pastor da Juvep, Cesário de Paula dava aula de Teologia Bíblica de Missões aos alunos do Seminário Teológico Sertanejo de Sousa da Missão Juvep.“Pois sabia da existência deles na região, quando fomos fazer uma pesquisa antropológica e descobrimos uma realidade social, econômica e espiritual sem precedentes na história do sertão. Lembro que falei pra turma que todos os povos deviam ser alcançados, inclusive os ciganos. Naquele momento um aluno disse que se dependesse dele todos os ciganos iriam para o inferno. Aquilo me chocou e resolvi levar os alunos para fazer pesquisa no meio do povo cigano”, conta Cesário.

           O povo cigano é dividido em duas etnias, a Calon (nordeste) e a Rom (sul). As duas tem uma cultura muito diferenciada e peculiar em relação a qualquer outra, baseado na crença e prática mística de adivinhação, com profundo sincretismo e crenças pagãs ligadas ao catolicismo popular. Entre eles existem alguns que são Testemunhas de Jeová. De acordo com o pastor Cesário na comunidade cigana há uma ‘Santa Sara’, padroeira cultuada por eles.

          Para dar início ao trabalho os missionários foram até os chefes do grupo, que deram plena autorização para ter acesso aos demais, mas ainda desconhecem quais os recebem de boa vontade de acordo com Cesário. “Eles são bem atenciosos e hospitaleiros, mas nem todos. Há uma dificuldade em saber quando eles estão sendo íntegros de fato ou só estão interessados em alguma coisa, afinal, eles não têm compromissos com nada, somente interesses pessoais e somente com a convivência saberemos dizer”.

           O pastor Cesário conta que a evangelização é feita debaixo de árvores e no Centro de Desenvolvimento Calon, espaço construído pelo governo federal. De acordo com depoimento da maioria dos ciganos dado ao pastor Cesário, nada foi feito após a construção do espaço, mesmo com muitas promessas.

           No Brasil o trabalho com ciganos é bem restrito por enquanto, mas o interesse em evangelizar esse povo é grande. No sul a Missão Amigos dos Ciganos (Maci), sob coordenação do pastor Igor Shimura, convida outras igrejas a desenvolverem pequenos ministérios para apoiar o desafio. Um desses núcleos é a Igreja Batista Aliança no bairro Vila Sandra, em Curitiba (PR). De acordo com o pastor Igor, os cultos são as terças-feiras, realizado na tenda do líder do acampamento. Além de ministrarem a Palavra de Deus, os missionários oferecem assistência médica.

           No mês de fevereiro os pastores Igor Shimura e Valdir, ambos da Missão Amigos dos Ciganos, deram treinamento aos missionários da Juvep para que esses se aproximassem e ganhassem a confiança de um povo que não vota, não tem residência fixa e não se curva diante de nenhuma autoridade, sendo assim, um povo sem prestígio de qualquer governo. O pastor Valdir que é da etnia Calon, colaborou muito abrindo portas para a missão e gerando boas amizades entre missionários e ciganos.

             Por se sentirem discriminados e mal vistos para a sociedade, eles criam uma barreira e discriminam quem não pertence ao grupo, dificultando relacionamento e a aproximação de quem quer falar de Jesus. “Há um estigma muito forte, podemos dizer preconceito em relação aos ciganos. São vistos como um povo preguiçoso e trapaceiro, que aproveita a boa vontade das pessoas para pedir dinheiro. Essa falta de confiança e preconceito faz com que a sociedade e até mesmo a igreja isole essa comunidade alternativa”, acrescenta Cesário.

        Cesário informou que no momento, nessa fase de relacionamento, o trabalho está direcionado na arrecadação de doações, desde roupas e calçados até alimentos. “Eles se tornaram sedentários e moram em casas de alvenaria ou de taipá. Não tem nenhuma estrutura digna, o esgoto corre a céu aberto, num grau absoluto de pobreza”.

             O projeto Mandala, em paralelo com o evangelismo, visa o bem-estar social da comunidade cigana. Com informações de Cesário na região têm muitos casos de produção agrícola com bons resultados e o ‘Mandala’, nome do projeto piloto do Sebrae, visa implantar e ensinar as famílias ciganas a lidar com horta pelo exercício de Horticultura, além de tirar da terra o próprio sustento. “Os ciganos não tem capacitação industrial, dificultando a qualidade de vida deles. É uma tentativa, pois não sabemos, de fato, se existe vocação agrícola deste povo e eles têm pedido muito este projeto. Esperamos que com isso, a qualidade de vida deles prospere se é que existe alguma qualidade”, conta Cesário.

EM GUARULHOS

Mesmo com as diferenças culturais, o evangelho chegou a um lar cigano através do trabalho missionário liderado pelo casal David e Bárbara de Araújo, em Guarulhos (SP).

Desde o primeiro contato, em abril de 2009, os missionários visitam a família a fim de aconselhar e ministrar estudos bíblicos. Com o aprofundamento dos laços fraternais foi possível realizar, no dia 5 de março, um culto nesse lar com a presença de irmãos de Igrejas Batistas de Guarulhos e da Primeira Igreja Batista Penha.

Ao final do culto, Carlos, dono da casa, comentou ter sentido paz com a presença dos irmãos e demonstrou interesse em conhecer melhor a Bíblia. O pastor David pede aos batistas que intercedam por essa família, a fim de que haja uma conversão genuína.

Gilmar e Jádima Barbosa, que atuam entre os ciganos de SP, já estão dando assistência ao casal e, segundo eles, trata-se de um grupo de ciganos que ainda não haviam feito contato.


FONTE: 
  • Portal Creio 
  • Com informações da Revista enfoque – Ano 2007 – Edição 69 - Abril

Nenhum comentário: