segunda-feira, 7 de junho de 2010

COMO MINIMIZAR ATRITOS COM O SEU LIDER?

Por: Ronildo Queiroz

Existem pessoas que não conseguem se comunicar com a sua liderança de modo produtivo e eficaz. Quem está sendo liderado seja em uma empresa, igreja ou instituição precisa aprender a emitir suas opiniões com sabedoria evitando atritos desnecessários com a liderança. Vamos começar identificando as características de um líder:

O líder é decidido, geralmente tem uma saída para tudo. Quem lidera se acostuma a guiar e não ser guiado. Os lideres são enérgicos e obstinados, são dedicados e sempre prontos para trabalhar, são determinados.

Quando um liderado deseja contribuir com uma idéia, ou até mesmo alertar sobre uma decisão tomada pelo seu líder, deve ter alguns cuidados para que tenha êxito e não seja mal compreendido, segue alguns conselhos para aquele que é liderado.

1. Use sempre a palavra sugestão (eu gostaria de sugerir) o uso dessa palavra soara aos ouvidos do líder como alguém que o respeita como líder e está disposto a cooperar com a sua liderança.

2. Evite demonstrar facialmente ou com sussurros a sua insatisfação com o líder, seja maduro diga o que pensa com humildade e mansidão foque o objetivo, não faça uma crítica sem apresentar uma solução.

3. Os resultados devem ser apresentados ou contabilizados sempre usando a frase “nós fizemos”, “nós construímos”, “nós conseguimos”. Falando dessa forma mesmo que você tenha feito uma parte importante da obra ou do projeto você deixa claro ao líder que você é parte da equipe e evita ciúmes.
4. Antes de criticar sua liderança pondere se as suas idéias contemplam as dificuldades do momento. Cuidado para não ser uma pessoa critica e não produtiva. O líder ouvirá aquele que tem em seu currículo produtividade, ou seja, você tem realizações que lhe credencie para ser ouvido.

5. Quando a sua sugestão não for aceita pelo líder considere que você pode não ter a razão, e se tiver o tempo mostrará o importante é que aconteça o que for melhor para a equipe.

6. Não incentive e não aja com rebeldia, não torça e nem aja contra sua liderança além de Deus não apoiar essa atitude você pode ficar mal visto pela equipe, tudo o que você semear você colherá.

Construa, edifique, ajude, espere sua vez seja fiel e Deus o honrará.

Para ler mais artigos sobre liderança cristã clique http://www.qidelideranca.com.br/

Nenhum comentário: