segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Novos desafios e oportunidades para expressar o amor de Deus e anunciar o Evangelho para a Pastoral Carcerária da Igreja Metodista na Região.


O ano de 2010 tem posto diante de nós desafios e oportunidades para pregar o evangelho e sermos expressão visível do Reino de Deus em meio aos encarcerados nos presídios e carceragens de delegacias em todo o Estado do Rio de janeiro. Uma nova fronteira a expressar o amor de Deus são as carceragens em delegacias: com as piores condições de encarceramento e insalubridade em meio ao fedor, sujeira, doenças de pele (entre outras) vivem homens e mulheres aos quais somos chamados a amar e dizer que há esperanças para eles, segundo ensina o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Na carceragem da delegacia de Neves (Município de São Gonçalo) se encontram centenas destes homens em um espaço que cabem dezenas. Esta delegacia é alvo de ações de interdição junto a Organização dos Estados Americanos, organismo internacional que prevê multa pecuniária de alto valor para países como o Brasil que permitem este tipo de desrespeito aos direitos humanos dentro de suas fronteiras.

A Pastoral Carcerária da Igreja Metodista na Região tem uma presença semanal nesta carceragem através de uma equipe composta pelos irmãos Almir, João Pimenta (membros da Catedral metodista em Niterói) e o Pastor Edvandro Machado ( coordenador da Pastoral Carcerária) pregando a palavra, orando, ungindo com óleo e distribuindo Bíblias e folhetos, dentre outras atividades. Isto porque cremos que só com gestos e ações visíveis como esta a repetida frase “Jesus te ama” terá real sentido e significado para aqueles homens.

Outra ação efetiva em resposta aos desafios missionários que estão postos diante de nós nesta área tão carente de sinais de amor/ação foi o de credenciarmos um maior número de evangelistas para atuar nos presídios de nosso Estado que espera a liberação da Secretaria de Administração Penitenciária para começar a trabalhar. No Mês passado, uma equipe de novos cadastrados participou da Reunião de Capacitação promovida pela SEAPE.

Grupo de evangelistas credenciados para atuar nos presídios e coordenador da Pastoral Carcerária da Igreja Metodista na Região.

INFORMAÇÃO POR EMAIL:
Rev. Edvandro Machado Cavalcante
Secretário executivo de Ação Social da Igreja Metodista – 1º Região Eclesiástica
Coordenador da pastoral Carcerária da Igreja Metodista

Nenhum comentário: