sexta-feira, 4 de março de 2011

HEDONISMO


LUCAS 12:13-21

INTRODUÇÃO:
• As pessoas que conviviam Jesus em seu ministério terreno logo se admiravam com sua grande sabedoria.

• Certa feita, ao ser solicitado para intervir numa questão de herança, advertiu o querelante acerca do que era fundamental na vida.

• Mais na frente Jesus fala nos versos 22 a 34 sobre a inquietação pela vida, sendo que no verso 31, fala o verso muito conhecido que diz: Buscai em Primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.

• Ao falar ao homem que requeria a sua intervenção numa causa de herança, Jesus diz que A VIDA DE UM HOMEM NÃO CONSISTE NA ABUNDÂNCIA QUE POSSUI.

• A SEGUIR PROPÔS UMA PARÁBOLA INTERESSANTE:

• Ela fala de um homem, muito inteligente quanto a administração dos bens materiais, mas que falhou ao colocar a razão de sua vida nos bens materiais.

• Seu campo produziu com abundância. Vendo que seus celeiros não comportavam sua colheita e seus bens, desmanchou-os e construiu maiores. ATÉ AQUI ALGO MUITO APRECIÁVEL E INTELIGENTE.

• MAS, AQUI COMEÇA O EQUIVOCO:

• Então, disse a sua alma: Tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, e regala-te.

• Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?

• E conclui: ASSIM É O QUE ENTESOURA PARA SI MESMO E NÃO É RICO PARA COM DEUS. Ou seja: ASSIM SÃO OS QUE SE PRENDEM AO MOMENTO PRESENTE E SE ESQUECE DA ETERNIDADE.

• Mais tarde, Paulo ao escrever aos Coríntios combate uma filosofia bem forte no meio daquele povo: I Cor. 15:32 “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos”

• Esta filosofia prende o ser humano ao momento e o faz esquecer da eternidade.

• Mas que filosofia é esta? Onde começou? E onde ela ainda se manifesta nos dias de hoje?

DESENVOLVIMENTO:

ESTA FILOSOFIA TEM NOME: HEDONISMO, que é a Tendência a considerar que o prazer individual e imediato é a finalidade da vida.

• O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana.

• Como atitude de vida, iniciou no Éden, quando nossos primeiros pais ao receberem a ordem de Deus, em Gen. 2:16-17, para não tocarem na árvore do conhecimento do bem e do mal, preferem a sugestão de satanás, via serpente, dando vasão aos seus próprios desejos, conforme está escrito em Gênesis 3:6, que diz: Vendo que a árvore era: Boa para se comer, agradável aos olhos, desejável para dar entendimento... Aí começa a tragédia da humanidade!

• Como filosofia sistematizada, surgiu na Grécia, e importantes representantes foram Aristipo de Cirene e Epicuro.

• O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.

• O significado do termo em linguagem comum, bastante diverso do significado original, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres materiais.

• Com esse sentido, "hedonismo" é usado de maneira pejorativa, visto normalmente como sinal de decadência.

• Se no tempo de Paulo a frase hedonista conhecida era “Comamos e bebamos que amanhã morreremos, hoje a frase hedonista muito famosa é: “O que se leva da vida é a vida que se leva.”

• A busca irrefreada e irrefletida do prazer tem absorvido em grande escala o que o ser humano tem de melhor: Criatividade, saúde, espontaneidade, laços familiares, espiritualidade. E o ser humano não tem se dado conta disto.

• É bíblico: "O homem natural não compreende as coisas que são do Espírito de Deus" (1Co 2.14)

• Assim sendo, este hedonismo leva as pessoas para mais perto de um mundo imoral, em que as velhas crenças e o velhos valores são postos de lado, em benefício de supostas satisfações mais imediatas. EX: Casas de shows, praias de nudismo, filmes pornográficos, eventos, publicações, as drogas, são a ponta mais visível de uma filosofia que visa a oferecer prazer para as pessoas.

• Não há nenhum tipo de compromisso com as verdades bíblicas.

• Num certo sentido, também a liberalização feminina, à partir dos movimentos feministas que buscavam a libertação da mulher do jugo opressor do homem, contribuiu para estas mudanças. Com o advento da pílula anticoncepcional, a mulher tornou-se mais independente, foi à luta, conquistou seu espaço no mercado de trabalho, galgando maior desenvoltura pessoal e desapegando-se da figura masculina. Não se questiona a importância que teve a mulher buscar seus direitos sociais, todavia não se pode deixar de perceber o quanto isto representou de perda para a família em muitos aspectos.

ONDE O HEDONISMO ESTÁ PRESENTE HOJE:

1 – RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS:

AMIZADE – Ser e ter amigo é bom, mas dá trabalho e exige investimento e renúncia. Nestes últimos tempos, tem aumentado os relacionamentos virtuais nas redes sociais. AMIGOS DO MSN, AMIGOS DO ORKUT, AMIGOS DO FACEBOOK, MAS E O AMIGO DE FÉ E IRMÃO CAMARADA?

2 – RELACIONAMENTO AFETIVO:

Estamos na era dos relacionamentos descartáveis. Uma marca cruel dos tempos em que vivemos é a superficialidade dos relacionamentos. As pessoas se tornam, forçosamente, ilustres desconhecidas, já que as relações sociais são restringidas ao mínimo necessário para a sobrevivência. Além disso, quanto menos envolvimento emocional ou afetivo com o outro, melhor. Para não haver compromissos. Para não haver carências. Para não sofrer rupturas.

NAMORAR X FICAR - O ficar surgiu na década de oitenta entre os adolescentes de 13 aos17 anos que buscavam o prazer pelo prazer sem qualquer perspectiva de compromisso. É fruto de sociedade hedonista (filosofia que faz do prazer o fim da vida).

CASAMENTO – Com a regularização e a facilidade do divórcio, a sociedade dominada pela filosofia HEDONISTA não querem pagar o preço do investimento no casamento. Qualquer coisa é divórcio. Os votos do dia do casamento são esquecidos com a maior facilidade. Outra marca típica destes tempos em que se experimenta relacionamentos descartáveis é a presença quantitativa de casamentos que são celebrados por interesses outros que não o amor. Este sentimento antigo chamado de "amor" tem sido descartado por muitos que aventuram-se no casamento. Para estes, casamento é realmente uma aventura e não um compromisso. Se der certo, tudo bem; se não der, parte-se para outra. Entra-se e sai-se de casamentos como se troca de roupa diante do espelho da vida, na busca daquela que componha melhor o figurino da ocasião. As desgastadas, envelhecidas, demodês, põe-se de lado ou simplesmente elimina-se.

PARA VENCER O HEDONISMO E SOBREVIVER...

1ª) A família precisa valorizar a espiritualidade - Em um mundo que valoriza o material e o que satisfaz ao corpo, a família precisa valorizar o espiritual, investindo na comunhão com Deus.

2ª) A família precisa fundamentar-se no amor - A família não pode abrir mão do amor como amálgama a unir seus membros. Espelhar-se em Deus e no seu amor incondicional deve ser busca constante (Rm 5.8).

3ª) A família precisa estabelecer-se em laços de compromisso - O compromisso de amparar, zelar, investir, amar, cuidar e proteger a família não deve ser posto de lado. Todos os membros da família precisam contribuir para seu sucesso.

4ª) A família precisa acreditar em sua durabilidade - De fato, o que Deus uniu, homem nenhum pode separar (Mt 19.6). A família deve acreditar neste princípio da indissolubilidade do casamento e investir o que for necessário para a sua edificação.

3 – NA VIDA RELIGIOSA:

JESUS SENHOR X JESUS SALVADOR – Estamos vivendo um tempo de muitas adesões e poucas conversões genuínas. Por que? É mais fácil aceitar a Jesus Cristo como salvador, provedor, que Jesus como Senhor. Pois ter Jesus como Senhor, é Tê-lo como dono de nossas vidas. Exige renúncia, obediência, etc... Muitos são as pessoas que só querem as bênçãos do Senhor, mas não querem assumir um compromisso com o Senhor da Benção. No entanto, Deus só tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. O Evangelho genuíno é o Evangelho da Cruz preconizada em Marcos 8:34, quando Jesus afirma: Se alguém quiser vir após mim negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me.

• FIDELIDADE DENOMINACIONAL X MERCADO DE DENOMINAÇÕES – Vestir a camisa tem sido algo raro, mas algo necessário. A importância de conhecer sua Igreja. Muitas são as ofertas nos dias de hoje. Muitos não querem ser doutrinados, pastoreados, advertidos, exortados. Acham mais fácil mudar, não se envolver, não ser incomodados. Mas este não é o modelo bíblico. Hebreus 10:25 nos orienta a não deixar de congregar. É um desafio à fidelidade.

CONCLUSÃO:

• A Bíblia nos conta a história de Esaú que vendeu o seu direito de Primogenitura para Jacó por um prato de lentilhas. Foi a troca do eterno pelo temporal.

• Hebreus 12:16 e 17 diz: E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

• Então não posso ter alegria, nem prazer nesta terra? Claro que posso! Desde que esta alegria e este prazer não estejam em choque com a vontade de Deus.

PARA NOSSA REFLEXÃO VALE PENSAR NA PALAVRA DE JESUS NA PARÁBOLA: “LOUCO, EM BREVE PEDIRÃO A TUA ALMA E QUE TENS AJUNTADO NESTA VIDA EM QUE VAI TE AJUDAR NA ETERNIDADE?”

Nenhum comentário: