sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DISCIPULADO – Orientações Episcopais

Durante muito tempo a vida cristã tem sido vista apenas como uma opção meramente religiosa que vem até nós por uma mera tradição cultural, histórica ou familiar. Precisamos entender que essa não foi a intenção, nem o desejo de Jesus Cristo, pois sua única vontade é bem clara nas Escrituras Sagradas: “fazer discípulos e discípulas”.. Assim sendo, a conversão cristã não visa trazer a cada um de nós um espírito meramente religioso, mas trazer mudanças profundas em nosso caráter, em nosso modo de falar, pensar e agir.

Se isto estiver claro na sua vida, você entenderá o que é discipulado cristão. Você entenderá que ser membro de uma igreja local é muito superficial perto da importância e profundidade de ser um discípulo ou discípula de Jesus Cristo. Ser discípulo exige, além do comprometimento, mudanças profundas em nossa vida.

Se você entender isto, entenderá também que “fazer discípulos e discípulas” é a missão de todos e todas que servem ao Senhor Jesus, portanto, não é algo opcional, algo que eu possa escolher se quero ou não, mas é uma ordem de Jesus Cristo. Se a ordem bíblica não basta para você, é também uma ênfase na vida e no ministério do Rev. John Wesley e do “povo chamado Metodista”; mas se ainda não basta, é uma decisão conciliar da Igreja Metodista no Brasil; se isto ainda não basta, me desculpe, me perdoe, mas você deve procurar uma outra igreja que esteja sujeita à sua vontade, pois a Igreja metodista está sujeita à Palavra de Deus (Bíblia) que é a nossa “única regra de fé e prática”, e não a pessoas teimosas como você.

Bispo Roberto Alves
Bispo Roberto Alves
Uma vez que Deus nos abre o entendimento, devemos compreender a ênfase do discipulado dentro da visão que está sendo desenvolvida em nossa Região Eclesiástica, para que não haja desvios. O discipulado não é um projeto, ou um programa, mas é um “estilo de vida cujo modelo é Jesus Cristo” (carta do Colégio Episcopal). Esse modelo nos leva a amar o nosso semelhante (Jo. 13.35, 1 Jo. 4.8), e assim nos tornamos seguidores de Deus. Seguidores são aqueles que, além de andar no caminho, desenvolvem o caráter de Cristo em sua vida. Áreas fundamentais para a visão do discipulado que queremos desenvolver em nossas igrejas locais: Grupos societários sabiamente organizados por faixa etárias (homens, mulheres, jovens e juvenis). Os Ministérios (serviço) são espaços nos quais exercitamos os dons (ferramentas) para o cumprimento da missão onde a igreja está inserida. Sobre a Escola Dominical nem se fala, pois ela é uma prática fervorosa do discipulado e finalmente, os Grupos Pequenos ou Células.

Precisamos tomar uma decisão que não seja opcional de cada Metodista, mas que seja normal que cada um, ao ser recebido como membro da igreja local, seja também, automaticamente, ligado ao seu grupo societário, seja integrado a um ministério, seja matriculado na Escola Dominical e integrado a um Grupo Pequeno ou Célula.

Assim sendo, Discipulado é ter 100% dos Metodistas nos Grupos Societários, nos Ministérios, na Escola Dominical e nos Grupos Pequenos ou Células. O discípulo é aquele que está totalmente integrado em sua comunidade de fé. Cremos que esta é uma grande estratégia de crescimento espiritual, orgânico, qualitativo e crescimento quantitativo. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a entender que ser discípulo ou discípula não é opcional.

Nenhum comentário: