quinta-feira, 23 de maio de 2013

CURA INTERIOR = VENCENDO A SOLIDÃO


VENCENDO A SOLIDÃO

* TEXTO: Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. (Gênesis 2.18)

* INTRODUÇÃO:

O QUE É SOLIDÃO:
·         Estado de quem se acha ou vive só. (Aurélio)
·         Profundo vazio de alma, quando a pessoa se sente rejeitada, indesejada, triste, desanimada e com baixa auto-estima.
·         A solidão é algo muito comum em nossos dias, também sabemos que ela colabora significativamente para o desenvolvimento da depressão que tem sido considerada como a doença do século 21.
·         Se você é alguém que tem lidado com a solidão em pequenas ou grandes doses, ou tem lidado com a depressão em sua vida precisamos nos perguntar o que Deus diz a respeito da solidão.

TIPOS DE SOLIDÃO:
·         EXISTENCIAL: Solidão de Deus: Falta de comunhão espiritual, uma vida sem cor e sem sabor.
·         PSICOLÓGICA OU EMOCIONAL: Solidão de Alguém: Falta de relacionamento afetivo, ansiedade por afeição.
·         COLETIVA OU SOCIAL: Solidão de Grupo: Falta de convívio social, um peixe fora d’água.

* DESENVOLVIMENTO:

SOLIDÃO FAZ PARTE DO PLANO DE DEUS PARA NÓS?
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. (Gênesis 2.18)

·         Interessante é que a cada obra terminada no início da Criação, Deus falava: Isto é Bom!
·         Quando Deus criou o homem, o texto sagrado diz: Viu Deus que era Muito Bom.
·         Mas, ao ver a solidão do homem no Éden, Deus fez a primeira avaliação negativa e disse: Isso não é bom!
·         Em outras palavras, o que o texto quer nos dizer é: Não é bom que o homem e a mulher vivam em solidão.
·         A resposta para a solidão do homem foi a mulher, e a resposta da solidão da mulher certamente é o homem.

DEUS NÃO É A FAVOR DA SOLIDÃO, MAS CONTRA ELA:
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4:9-12

·         A solidão adoece o nosso coração e nos priva de uma vida plena e feliz!
·         A vida não tem graça nem sentido se não podemos compartilhá-la com ninguém.
·         Eis a razão pela qual Deus criou as outras pessoas, para compartilharmos a vida uns com os outros.
·         A resposta de Deus a solidão é a comunhão! 
·         Esta é a maneira pela qual a solidão é vencida em nossas vidas.
·         Por isso, evite isolar-se das pessoas e do mundo!

DEUS NOS DEU UMA FAMÍLIA PARA QUE NÃO ESTIVÉSSEMOS SÓS. 
·         As pessoas de nossas famílias são companheiros e companheiras que Deus nos deu para juntos caminharmos nesta vida.
·         A família tem sido bombardeada, pois o que o inimigo deseja é a quebrar quase dos relacionamentos.
·         Família Forte = Igreja Forte = Sociedade Forte
·         Pais, Cônjuges, Filhos, Irmãos, Cuide da Unidade de Sua Família
·         Tome a iniciativa de buscar comunhão com os seus, ainda há muito para dar, receber e viver em família.

DEUS NOS DEU A FAMÍLIA DA FÉ (A IGREJA) PARA QUE NÃO ESTIVÉSSEMOS SÓS.
·         Aqueles que receberam a Jesus como Senhor e exclusivo Salvador de suas vidas se tornam filhos de Deus (leia João 1.12), ou seja, se tornaram a família de Deus nesta terra!
·         A comunhão com a família de Deus vence a solidão de nossos corações.
·         Podemos estar cansados, tristes, sem esperança… mas na comunhão com nossa família da fé saímos renovados, alegres e esperançosos.
·         Uma pessoa fortalece a outra e Deus fortalece a família toda.
·         Evite ficar em casa, não sair, combata a solidão com a comunhão!
·         Venha participar de nossas reuniões e estar em comunhão com a família da fé!
·         Muitas pessoas perderam as suas famílias, amigos, ou estão distantes… eis a razão pela qual Deus nos aproxima de sua família, pois Ele não deseja que estejamos sós, sem companheiros e companheiras ao nosso lado.
·         “Há amigo mais chegado que irmãos” (Provérbios 18.24).

DEUS VEM MORAR EM NOSSOS CORAÇÕES PARA QUE NELE NÃO EXISTA SOLIDÃO. 
“Se alguém me ama (a Jesus), guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e VIREMOS PARA ELE E FAREMOS NELE MORADA” (João 14.23).

·         Jesus e o Pai vêm morar em nós e assim é iluminado o nosso coração cheio de trevas e cantos escuros.
·         A luz de Deus começa a brilhar em nós!
·         Os motivos e feridas que antes nos afastavam das outras pessoas e também de Deus gerando solidão, passam a ser mudados e curadas.
·         Adão, antes da criação da mulher falava com Deus, ordem das coisas naqueles dias era em primeiro lugar o relacionamento com Deus, e em seguida a relação com as outras pessoas.
·         Hoje, muitas vezes queremos fazer a ordem contrária: primeiro o relacionamento com as outras pessoas e em segundo o relacionamento com Deus.
·         Ao nos relacionarmos com Deus e estarmos em comunhão com Ele algo maravilhoso acontece em nossas vidas, pois só Ele sabe a verdade dos nossos corações e intenções.
·         As pessoas podem falhar conosco… mas Deus não falha!
·         Nunca nos abandona, nunca nos rejeita.
·         Em Isaías 49.15, diz que mesmo que uma mãe abandone o seu filho, Deus nunca nos abandonará.
·         Como disse Davi no Salmo 23: “Mesmo que eu anda no vale da sombra da morte, não temerei mal algum pois Tu ESTÁS COMIGO!”.
·         Mesmo não havendo ninguém conosco, se tivermos Jesus em nossas vidas, não estaremos sozinhos até mesmo nos momentos mais sombrios e amargos de nossas vidas.
·         As pessoas podem não conhecer as nossas necessidades, mas Deus as conhece nos mínimos detalhes e quer supri-las.
·         Mas para isso precisamos estar em comunhão com Deus, pois só assim venceremos as profundezas da solidão em nossos corações.

* CONCLUSÃO:
·         Nenhum destes três relacionamentos deve falhar em nossas vidas: a Família, a Família de Fé e Deus.
·         O próprio Deus também diz para você: “Não é bom que você fique só”.
·         Não se entregue, mas combata a solidão com a comunhão.
·         Deus te aproximará das pessoas certas para lhe serem companheiras na vida… mas principalmente Ele deseja definitivamente vir morar em seu coração para restaurar o mais precioso relacionamento que poderemos ter: a verdadeira e íntima comunhão com Ele.

Nenhum comentário: