terça-feira, 28 de maio de 2013

Prefeitura de Barra Mansa orienta sobre prevenção contra gripe

Barra Mansa

Com a chegada do inverno, as pessoas tendem a permanecer em locais fechados e aglomerados, facilitando a disseminação das doenças respiratórias. Para alertar a população sobre os riscos e as formas de contágio e de prevenção, especialmente sobre o vírus Influenza, transmissor da gripe H1N1, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria de Saúde, está realizando uma campanha de conscientização junto à população.
Nas unidades de saúde do município, todos os profissionais estão capacitados para atender casos de gripe e identificar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na qual a gripe H1N1 está incluída.
Segundo o coordenador de Epidemiologia da secretaria municipal de Saúde, Eduardo Lacerda, é importante que as pessoas estejam atentas, sempre, aos sintomas da gripe: febre com tosse ou com dor de garganta; dor no corpo; falta de ar; dor abdominal ou no tórax, intensa ou contínua; vômitos persistentes, diarreia ou diminuição importante da urina; desmaio, tonturas, confusão mental ou o estado comprometido; persistência da febre por mais de três dias ou reaparecimento após normalização.
- Prestar atenção aos sintomas é importante, para que o paciente busque atendimento nas unidades de saúde - alertou ele, lembrando que o município de Barra Mansa registrou este mês quatro casos suspeitos de H1N1. 
- Dos quatro casos, todos vindos do sistema privado de Saúde, dois foram descartados, um foi confirmado e um está aguardando o diagnóstico - detalhou Eduardo Lacerda. 
O exame que identifica o vírus é o PCR em Tempo Real, feito pelo Laboratório Central Noel Nutels, da secretaria de Estado de Saúde.

Entre as formas de prevenção, estão atitudes simples, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes das refeições, após tossir e espirrar e usar o banheiro; evitar aglomerações e lugares fechados; não compartilhar alimentos, copos, toalhas, e objetos de uso pessoal; ficar atento aos sintomas; e, caso surja um ou mais, procurar o serviço de saúde.
- Os vírus que causam a gripe podem sobreviver de duas a oito horas em locais como maçanetas e mesas, por exemplo. As mãos precisam ser lavadas durante vinte segundos, que é o tempo que você leva para cantar 'Parabéns para você', duas vezes - exemplificou Eduardo Lacerda.

Nenhum comentário: